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INJEÇÃO ELETRÔNICA

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Confira os principais componentes de injeção eletrônica e seus problemas mais comuns. Agende sua revisão ou concerto na UP!

A injeção eletrônica foi desenvolvida para substituir o antigo carburador e logo se tornou um mecanismo obrigatório nos veículos lançados no Brasil. O sistema de injeção eletrônica é responsável por enviar o combustível, de maneira controlada, ao motor do veículo. Esse equilíbrio é garantido por meio de um chip eletrônico que analisa o funcionamento do motor, ajustando a alimentação, com o objetivo de obter um melhor desempenho e eficiência. 

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Nem sempre é fácil identificar problemas com o funcionamento da injeção eletrônica. Em muitos casos, o carro continua operando de maneira praticamente normal. O principal sinal de alerta é a luz de injeção eletrônica acesa no painel do veículo. Quando isso acontece, é importante procurar ajuda imediatamente, pois o mau funcionamento poderá danificar outros componentes.

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- Sensores- São componentes que analisam o funcionamento do motor e transferem as informações para uma central, ou unidade de comando. Distribuídos em pontos estratégicos do motor, eles verificam pressão, temperatura, velocidade e a proporção dos reagentes na queima do combustível.

 

Em caso de pane em um dos sensores, o módulo de injeção eletrônica tem uma memória que armazena e registra o problema. O veículo permanecerá funcionando, mas de forma diferente da programação ideal. Ou seja, podem ocorrer falhas na injeção de combustível e o automóvel elevar seu consumo, ou ter a potência reduzida.

 

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- Central de comando - Apesar de classificarmos os componentes por grupos, a central de informações, também chamada de unidade de comando, é um elemento único do sistema de injeção eletrônica. Ela é responsável por gerenciar o funcionamento do motor, a partir das informações enviadas pelos sensores.

 

Além de controlar a injeção de combustível, a central de informações armazena dados essenciais sobre os parâmetros de fábrica do veículo.


 

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- Atuadores - São componentes que respondem diretamente pela alimentação e queima do combustível no motor. Eles trabalham de acordo com os comandos enviados pela central de informações.

 

Alguns exemplos de atuadores são os injetores de combustível, bomba de combustível, bobina de faíscas, motor de passo e a ventoinha de arrefecimento. São esses elementos que corrigem o ponto de ignição e o comando das válvulas, além de fazerem a adaptação da marcha lenta.

 

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