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FREIOS

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Confira os principais componentes de freios e seus problemas mais comuns. Agende sua revisão ou concerto na UP!

O sistema de freios é um dos componentes de segurança mais importantes de qualquer veículo. Por conta disso, fazer a manutenção de freios regularmente, além de evitar que possíveis defeitos fiquem mais graves, também é zelar pela sua segurança.

 

Cabe ao motorista o dever de ficar atento a todos os sinais que o carro apresenta quando algo está errado com os freios. Porém, ainda mais importante é realizar sempre as manutenções preventivas e evitar que problemas aconteçam.

 

Especialmente hoje em dia, que os veículos contam com cada vez mais tecnologia embarcada como ABS(sistema que evita que as rodas derrapem numa freada), EBD (controle de tração/estabilidade, que utiliza os freios) e muitos outros sistemas, é muito importante que tudo esteja em ordem antes de pegar a estrada e viajar seguro.

 

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- Pedal - O pedal talvez seja o componente mais simples — mas também é o que mais fica em contato com o motorista. Ele serve para acionar os freios e, geralmente, é regulado para que quem dirige não tenha que fazer tanta força no momento de parar o veículo. Ele não tem uma vida útil previamente determinada.

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- Servo freio (hidrovácuo) - O hidrovácuo multiplica a força do pedal e a transfere para todo o sistema de freios do veículo. Dessa forma, ele deixa o acionamento muito mais fácil e seguro, já que o motorista não tem que se antecipar ou fazer muito esforço. Consequentemente, a frenagem fica mais natural.

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- Fluídos de freio - Os fluidos de freio nada mais são que óleos especialmente desenvolvidos para esses sistemas. É importante utilizar apenas esse tipo de óleo nos componentes, já que eles apresentam as condições de resistência e elasticidade ideais para transferir a força da frenagem para as rodas.

 

Sendo assim, fique longe dos improvisos e das soluções de última hora, combinado? Lembre-se de que devem ser trocados a cada 10 mil quilômetros ou depois de 2 anos de utilização, em média.

 

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- Cilindro mestre - O cilindro mestre é o responsável por levar o fluido de freio até os pistões presentes nas pinças ou tambores de freios. Por ser enviado em alta pressão pelo cilindro, o fluido é capaz de exercer a força necessária para imobilizar o carro, transformando pressão hidráulica em pressão mecânica.

 

Em outras palavras, ele também desempenha um papel essencial para o bom funcionamento do sistema. Sua validade aproximada é de 100 mil quilômetros.

 

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- Mangueiras e canos - Mangueiras e canos do sistema de freio também são materiais aparentemente simples, mas essenciais para que o automóvel possa frear. As mangueiras são projetadas especialmente para atuar nos freios e aguentar altas pressões que uma frenagem demanda. Se o fluido estiver em dia, esses componentes dificilmente se romperão.

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- Pastilhas e lonas - São as pastilhas e as lonas de freio que criam a fricção necessária para que o carro possa desacelerar e parar. Eles são feitos de um material especial, que cria resistência ao disco ou ao tambor e interrompe o movimento gradualmente. As lonas duram, em média, 50 mil quilômetros.

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- Discos e tambores - Os discos e tambores são as peças que recebem a pressão das pastilhas e das lonas, criando fricção e fazendo com que o automóvel pare. Apesar de não ter um prazo de validade, um disco de freio, se danificado, pode gerar trepidações no carro ao frear.

 

A boa notícia é que os tambores, por sua vez, dificilmente apresentam algum problema. Além disso, eles também não têm uma vida útil específica.

 

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